Experimentos científicos nos mostram que se conectarmos o cérebro de uma pessoa a computadores e scanners e pedirmos para ela olhar determinado objeto, podemos ver que certas partes do cérebro estão sendo ativadas. Se pedirmos para esta pessoa fechar os olhos e imaginar o mesmo objeto, as mesmas áreas neurais do cérebro se ativarão, como se estivessem vendo os objetos. Então os cientistas se perguntam: quem vê os objetos, o cérebro ou os olhos? O que é a realidade? É o que vemos com nosso cérebro? Ou é o que vemos com nossos olhos?
Do filme "Quem somos nós?"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Me lembrou o seguinte trecho:
"Quando se permite que a imaginação fixe-se em alguma idéia, durante muito tempo, esta monopoliza tão completamente aquela, que exclui excessivamente qualquer outra e derruba qualquer obstáculo do espírito que o limitaria."
Maximus Thyrius
Oásis aqui-
Isso é muito interessante! E é Essa a grande questão, afinal de contas.
Pára e pensa: a gente não tem escravizado as imagens? Que realidade conseguimos fixar?
Discordo de Maximus Thyrius.
Quando se permite que a reprodução de algo externo influa ou até fixe-se em idéia (o interno), cria-se outra realidade. Paralela, mas se forçar dá até pra sentir o cheiro... E isso não é monopólio: é dispersão. Da imensa ilusão de que o real é apenas isso aqui.
beijo, aguardo a loa ;))
Postar um comentário